terça-feira, 22 de junho de 2010

Beleza Virtual


              Na semana passada vazou na internet uma foto da atriz Carol Castro para uma revista, destas de “beleza”, “saúde”e “boa forma” sem photoshop, ou seja, Carol Castro em suas reais formas. Meu primeiro pensamento foi : “Cinderla saiu do baile à meia-noite”, mas logo depois pensei de uma forma diferente : “cara, qual a diferença do corpo dela para o meu?”.

                O que me leva a seguinte revolta: então, quer dizer que 90% daquelas atrizes que aparecem nessas capas de revistas não são reais! Ok, disso eu já tinha total noção, mesmo antes dessa foto rolar na net, mas simplesmente o aparecimento desta foi a confirmação de tudo aquilo que eu já sabia, só não imaginava que fossem tão normais quanto nós, simples mulheres mortais. Ou seja, corremos atrás de um modelo quem nem mesmo as modelos que nos são apresentadas possuem! Ou pelo menos grande parte delas. Me lembro de quando a Playboy da Juliana Paes saiu, foi um verdadeiro bafafá pois havia uma foto em que mostrava algumas celulitezinhas da atriz, adorei a resposta dela: “Qual a mulher que não possui? Eu também tenho”.
                E quando eu mostrei para alguns amigos meus, 90% deles falam que não ligavam se ela estava “photoshopada”ou normal, a maioria deles não buscam aquele estereótipo de  mulher de barriguinha reta, seios fartos e pernas grossas e malhadas, ou aquela esguia, longilínea, a maioria disse que no quesito corporal, preferirem as normais. Como Léo Jaime já havia dito: celulite que dizer mulher gostosa em braile (eu tenho cá minhas reservas quanto celulites, tenho as minhas, as aceito, porém, se ficarem muito absurdas, como um sofá, tenho sérios motivos para me preocupar), Tico Santacruz também é um adepto da mulher normal. Infelizmente ainda existem aqueles 10% de que gostam das mulheres da revista, um dos meus melhores amigos prefere esse tipo de mulher. Porém estes 10% são só para os amigos que eu fiz a pesquisa, são muito mais que 10% aí fora, pode pôr, por baixo, uns 30%.
Mas porque mesmo assim, com estas provas nos preocupamos tanto como nós estamos? Poque sempre estamos preocupadas com nossas balanças?  Simples, além de claro, uma grandíssima imposição midiática, que sempre nos estampa nas capas das revistas, em outdoors e em programas (nem um pouco construtivos e informativos, que muito gente assiste por aí) de tv que mostram mulheres belíssimas, que juram até a morte que não fizeram uma visita ao Sr. Bisturi, há também esses 30% que nos incomodam constantemente, mas a pior pressão vem de nós mesmas, sabemos muito bem que nós mulheres somo pessoas, digamos assim, um tantinho invejosas (somos sim! E a mulher que contestar issoestará faltando com a verdade para com ela), é de concordância geral de que nós nos vestimos para as outras, muito raramente nos vestimos para os outros, claro que nós queremos ser elogiadas de vez em quando, mas principalmente, se alguma mulher nos elogiar, sabemos que ela deu o braço a torcer. Logo mistura-se a influência da mídia, mais a pressão masculina sobre as preferências nacionais e botamos nós mesmas nessa panela, e está pronto a recita perfeita para fazerem as academias, consultórios de cirurgias, spa's (para quem pode) lucrarem bastante com nossas paranóias.
Só gostaria no final, de agaradecer à própria Carol Castro, infelizmente ela foi sacaneada,  pois não esperava que tal coisa acontecesse com ela, mas que se não fosse pela foto divulgada muita gente teria ainda a ideia de perfeição em suas cabeças. Não estou dizendo que ela mudou o mundo, nem chegou perto, mas muitas meninas e mulheres ficaram aliviadas. Ela não deveria ficar irritada neste sentido, muitas mulheres ficaram felizes em saber que ela também é tão normal quanto 95% da populacão feminina mundial. Só deixo em aberto uma última questão, porque essa supervalorização da imagem? Eu sei que imagem é importante, mas porquê chegar ao ponto de mostrar ao mundo algo totalmente falso e plástico? Bom acho que isso vai ficar para um outro post.


Um comentário:

  1. Simplesmente por que vocês são inseguras. Mulher é insegura, quando não deveria, pois acham que homens ligam pra abdomem.
    Fica estabelecido aqui, quem gosta de abdomem é viado, quem gosta de peitão (seios, mamas) é leitero. Homem gosta de mulher, de preferência aquela que sabe ser mulher. Mas enfim. HUahahahaha! Isso lembra um post meu. Boa sorte aí com seus kilinhos. Ouvi dizer que agora tão vendendo pílulas mágicas pra isso.

    ResponderExcluir